PETAR.
- Autor: Cristiano das Neves
- 21 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Localizado entre os Municipios de Apiaí e Iporanga, está Petar (Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira). Possui mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos…
As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes, feitas para facilitar o acesso e permitir que esse rico patrimônio seja explorado por todos.

Estivemos em Petar em Junho de 2015 e postaremos agora algumas dicas importantes para quem pretende visitar esse lugar indescritível.
Visitamos o núcleo Santana. Paga-se a quantia de R$ 12,00 por pessoa – maiores de 60 anos e menores de 12 anos de idade são isentos. Estudantes com comprovante escolar possuem 50% de desconto; (cobrado apenas nos Núcleos Santana, Caboclos e Ouro Grosso).

Fizemos a trilha do Betari. Ela possui aproximadamente 3,6 km de comprimento. Não é uma trilha difícil, porém um pouco de preparo físico nunca é demais... Possui pequenos pontos de subida ingreme, alguns trechos com escadas e travessia do rio Betari...(você inevitavelmente vai se molhar).
É obrigatório o uso de calça (de preferencia tactel), tenis e camisa de manga. O trajeto é feito somente na companhia de monitores credenciados (o nosso também era biólogo) que explicam tudo sobre a fauna, flora e a formação de estalactites e estalagmites das cavernas.
O guia fornece lanternas e capacetes para a entrada nas cavernas, porém, as lanternas são muito fracas. Se você tiver uma boa lanterna de cabeça é bom levar!!

Não é necessário levar mochila para a trilha, principalmente durante a entrada na caverna da água suja, pois nela todo o percurso é feito dentro dágua e a mochila certamente vai molhar e te atrapalhar bastante. Leve apenas uma garrafa de àgua, e algo para comer.
Use por baixo da calça uma roupa de banho. Você visitará as cachoeiras do Betarizinho, do beija-flor e da Andorinha e banhar-se nessas água é inevitável!!!

Cachoeira do Betarizinho.

Cachoeira do Beija-Flor

Cachoeira da Andorinha
A caverna do Couto, na minha opinião é a caverna mais bonita. Foi o unico local visitado onde você entra por um lado sai pelo outro, e essa saida possui um visual fantástico!!.


Repelente e protetor solar são indispensáveis. Use também um bom calçado, pois a trilha possui alguns trechos escorregadios.
PETAR é simplesmente fantástico. É um local que vale a pena ser visitado...
Link: http://www.petaronline.com.br/
Confira nosso video no youtube!!!
Comments